As Cidades Refúgios Parte III

sexta-feira, 22 de maio de 2009

III- LOCALIZAÇÃO DAS SEIS CIDADES DE REFÚGIO

As estradas que conduziam às seis cidades de refúgio de Israel precisavam ser mantidas em bom estado de conservação, com sinais indicadores claros. Estudos históricos e arqueológicos, apontam que as encruzilhadas destas estradas eram assinaladas com placas dizendo: “Refúgio! Refúgio!”. Além disso, havia atletas treinados em corridas para ajudar na fuga dos inocentes. A princípio Deus ordenou à Moisés apenas a escolha de “três cidades de refúgio” e não seis conforme ficou instituído depois (Dt 40.41; Js 20.6). Posteriormente com a dilatação da terra prometida, este número foi elevado para seis. “Três destas cidades (disse Deus) dareis daquém do Jordão, e três destas cidades dareis na terra de Canaã; cidades de refúgio serão” (Nm 35.14; Dt 19.2,7-9). Estas cidades passaram a funcionar como uma espécie de “salvo-conduto”, transformando a pena do culpado não intencional numa prisão domiciliar.

Alguns crimes, mesmo cometidos acidentalmente, eram reputados como ”homicidas” e qualificados como “erro” (v.4). Os tipos de crimes que dariam direito à segurança nas cidades de refúgio vêm descritos em Nm 35.15-23; Dt 19.4-6,etc.

A situação geográfica das cidades de refúgio

Cidades ocidentais

Cidades orientais

“Quedes em GaliIéia, na montanha de Naftali” (Js 20.7a).

Ficava cerca de 25 km ao norte do mar da Galiléia.

“Bezer, no deserto, na campina da tribo de Rúben”(Js 20.8a).Nas terras altas orientais a leste de onde o rio Jordão deságua no mar Morto.

“Siquém na montanha de Efraim” (Js 20.7b). Localidade no fim do vale que tinha um formato de «V»,na linha leste- oeste, entre o monte Ebal e o monte Gerizim.

“Ramote em Gileade da tribo de Gade” (Js 20.8b). Cerca de oitenta quilômetros mais para o norte, nas terras altas de Gileade.

“Quiriate-Arba, esta é Hebrom, na montanha de Judá” (Js 20.7c). A cidade de Hebrom (Quiriate-Arba), ficava em Judá, cerca de 32 km ao sul de Jerusalém.

“Golã em Basã da tribo de Manassés” (Js 20.8c). Golã, Nas terras altas a leste do mar da Galiléia. A exata localização desta última é desconhecida.

Essas cidades estavam localizadas em lugares estratégicos, dando aos habitantes de cada tribo um lugar de refúgio, não muito distante.

Parte 4

IV- TIPOLOGIA DAS CIDADES DE REFÚGIO

4.1 As cidades e Cristo - Também podemos dizer que as cidades de refúgio representam o refúgio que temos em Cristo, o qual é nosso sumo sacerdote. A sua morte livrou-nos do temor ouretaliação do pecado, até onde está envolvido o destino da alma. Em Cristo o pecador perdoado fica inteiramente livre de culpa e das conseqüências eternas de seu pecado. Com base nestas verdades podemos dizer que:

•Quedes - Significa “Santuário”, lugar sagrado. Para podermos estar seguros e refugiados, abriguemos-nos no lugar onde Deus habita ou está presente: no lugar sagrado (Sl.15.1).

•Siquém - Significa “ombro” e ombro fala de responsabilidade e amparo. É uma tipologia do Senhor Jesus tendo o principado sobre os seus ombros (Is9:6); e também do Espírito Santo como nosso paracleto ou consolador (Jo.16.7).

•Quiriate-Arba ou Hebrom - Significa “união”, “companhia”, “camaradagem”. Temos nesta cidade de refúgio um tipo do Senhor Jesus como o nosso melhor amigo e companheiro (Jo 15:13-15).

•Bezer - Significa “fortaleza”, simbolizando Deus como a fortaleza de todos os que nEle confiam (Sl.46.1).

•Ramote -Significa”altura”,”exaltado”,refere-se a uma expressão enfática que indica a natureza elevadíssima e grandiosa da exaltação do Ungido (Fl 2.9-10).

•Golã - Significa “exílio” - O Senhor Jesus foi rejeitado por todos como um verdadeiro exilado para tornar-se o nosso gozo e refúgio (Is 53.1-5).

CONCLUSÃO

As cidades de refúgio instituídas por expressa ordem de Deus, representavam para o homicida não-intencional e fugitivo, a garantia de vida sem ser molestado. Tornando-se assim uma figura expressiva de Cristo, nosso salvador, pois, só na bendita pessoa de Jesus, encontramos: refúgio, paz e descanso para as nossas almas.

BIBLIOGRAFIA: Antigo Testamento Interpretado Versículo Por Versículo - Ed. Hagnos, Bíblia de Estudo Pentecostal - Ed. CPAD,

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal - Ed. CPAD, Conheça Melhor O Antigo Testamento - Ed. Vida, Manual Bíblico - Ed. Vida Nova

Fonte: Rede Brasil de Comunicação

0 comentários: